quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cerimônia das Areias

 
Diz a lenda que a Cerimônia das Areias provavelmente começou no Havaí, quando os casais ficavam com os pés descalços na praia, e num certo momento da cerimônia, eles desciam as mãos ao chão e tomavam um punhado de areia debaixo de seus pés e deitavam em um único recipiente no altar da cerimônia. Para outros autores é uma cerimônia dos Apaches (nativos dos Estados Unidos) que tinham um costume de unidade similar que envolvia derramar areia colorida em uma tigela nas cerimônias de união de casais.

Pouco conhecida em nosso país e semelhante à cerimônia de unidade das vela, a cerimônia das areias é única em sua beleza e seu símbolo. A vida separada do noivo e da noiva são representadas por dois frascos de areia (o recipiente pode ser selecionada com base no tema do casamento), geralmente de cores diferentes. Na cerimônia de casamento, os noivos pegam as suas garrafas individuais e durante os seus votos vão enchendo o vaso central. Acontece o entrelaçamento das duas areias, que não podem ser separadas, simbolizando a união do casal. Ás vezes este vaso central é mantido pelo casal como um símbolo deste dia ou pode ser fechado com uma mensagem e atirado ao mar, nos casamentos na praia.

Converse com seu celebrante sobre a possibilidade de realizar a cerimônia das areias no seu casamento. Somente ele poderá autorizar a realização da mesma.

Ou você pode inventar e criar a sua própria tradição!

Abraços.