DICA 1: As lembrancinhas!
Todos esperam a famosa lembrancinha no final da festa, por isso, escolha
com carinho aquele souvenier que vai fazer seu convidado lembrar-se de
você todos os dias do ano! A foto-lembrança é uma boa opção, mas nós
sabemos que vocês são super criativas e que não terão problema na
escolha, entre tantas alternativas. Só não se esqueça de diferenciar o
masculino do feminino, a lembrança dos quinze casais e a de pessoas
especiais como sua mãe e avós.
DICA 2: Luz, câmera, som, ação!
A iluminação fica por conta da experiência dos profissionais e de acordo
com o momento da festa. Não se preocupe. Porém, o Dj e o som, você
precisa guiar; dar algumas coordenadas, afinal, cada um tem um gosto
musical. Por isso, é preciso que você diga o que quer ouvir na sua festa
e, sobretudo, aquilo que NÃO quer ouvir, faça sua playlist e capriche
na animação, só não se esqueça que você tem horas de festa pela
frente... Depois, imagine: você ficou de 1 à 2 anos planejando a sua
festa e não tem nenhuma foto ou imagem em vídeo legais desse momento?!
Isso não pode acontecer; se preocupe com isso e escolha bem a sua equipe
de foto e filmagem, procurando profissionais conceituados e com bons
anos de mercado. Essa é a melhor opção. Não se esqueça de chamar os
"padrinhos de primeira" para sua comemoração, sem eles, a festa não é a
mesma e com eles a animação é garantida. E na hora da balada, também use
e abuse de mágicos, performances, shows especiais e adereços como
óculos, máscaras, perucas, tiaras, cartolas, gravatas, colares e tudo
que a sua imaginação quiser, inclusive carrinhos de sorvetes com picolés
de fruta à vontade.
DICA 3: Você tem fome de quê?
Escolher o cardápio é uma parte bem gostosa dos preparativos, porém
pense em todos os convidados e seja coerente: use seu bom senso de
acordo com seu paladar e gosto, não de acordo com suas extravagâncias
gastronômicas. Lembre-se do ditado: menos é mais e seja básica, já que é
difícil agradar gregos e troianos ao mesmo tempo. Já na hora de
contratar um bartender, converse com ele sobre o cardápio de bebidas
leves e de baixo teor alcoólico e também sobre as inúmeras
possibilidades de animação com malabarismos e pirofagias desses
profissionais. Existem muitas boas opções no mercado de bartenders, por
isso escolha aqueles que aderem mais às opções saudáveis, com produtos
de primeira qualidade em sucos e frutas frescas. Não se esqueça de
colocar bastante água no cardápio, assim ninguém paga mico pelo exagero!
DICA 4: Decoração
Nesta parte, aproveite para mostrar o seu estilo, decore cada cantinho
do seu salão de festas do seu jeito; quanto mais personalizado, melhor. A
decoração temática está na moda, mas se você ainda prefere a festa
tradicional, as opções são inúmeras, independente da sua escolha. Para
ambas, você precisa pensar na tonalidade das cores da festa, nos vasos,
velas e balões, na decoração em flores com arranjos e buquês nos espaços
e nas mesas e dar atenção especial aos pequenos detalhes: como fotos
suas espalhadas pelo salão, alguns elementos fofuchos como estrelas,
bonecas, borboletas... Não se esqueça do Banner ou totem, do espaço para
assinatura do livro e do espaço teen com almofadas, sofás e uma mesa
com delícias para seus convidados beliscarem.
DICA 5: Produção final
No momento de finalizar a produção, brilho é essencial, mas sem ser
exagerada: Você pode investir em jóias ou bijoux finas, como colares,
pulseiras, brincos e até uma coroa; escolha peças exclusivas, leves e
com a "sua cara". Também é bom escolher pares de sandálias bem
confortáveis e que harmonizem bem com seus vestidos. Uma já basta? Não,
no mínimo duas! Até porque, trocando de sandálias, seu pé dá uma
descansada: procure modelos com tiras e saltos diferenciados entre si,
assim você pode se divertir com mais liberdade: ninguém merece sapato
machucando o pé!
DICA 6: Eba! Escolha dos vestidos
DICA 7: O dia da Debutante
DICA 8: E agora? Farei Sozinha?
Não! Você pode - e deve - procurar alguém, além de sua querida mãe, para
te ajudar, hoje em dia, a oferta de profissionais que fazem serviços de
cerimoniais e assessoria para eventos é enorme. Os assessores ajudam
com tudo na hora de organizar o evento e também para trazer harmonia
entre os serviços envolvidos; já os cerimonialistas são mestres em
oratória, na organização da valsa, na posição dos padrinhos e até na
escolha da música. Mas tome cuidado: escolha aqueles profissionais com
quem você e sua mãe se dão bem e que sejam confiáveis! Conheça pelo
menos dois deles antes de fechar negócio, para que sua festa seja um
grande sucesso e não haja nenhuma turbulência. Ah, não se esqueça do
contrato!
DICA 9: Convites
1: Personalize seu convite com uma letra de música ou uma frase que você goste;
2: Não utilize a cor dos seus vestidos no papel do convite. Isso estraga a surpresa;
3: Confeccione mini-convites para você evitar a entrada de bicões na sua festa;
4: Use e abuse da criatividade;
5: E o mais importante: An-te-ce-dên-cia de no mínimo 2 meses na entrega.
DICA 10: A escolha do buffet
Pense em como você quer sua festa: um grande jantar, um cerimonial bem tradicional, uma balada bem animada? A partir daí, escolha seu Buffet, pois cada um possui uma estrutura diferente para atender diversos tipos de evento; cada um é especializado em um tipo de festa e inclusive tem número limites de pessoas. Depois da escolha, feche uma data para o evento e assine um contrato em papel, para evitar contratempos e garantir um bom serviço.
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